O que são os IBP? O médico gastroenterologistadoutor Carlos Alberto Valias explica o que são, em quais momentos as medicações podem ser prescritas, quais as consequências do uso indevido e da auto medicação:
“Os IBP são medicamentos antiácidos potentes e inibidores de bombas de prótons como o Omeprazol, Lanzoprazol entre outros. As doenças para prescrição desses medicamentos sãoas gastrites, úlceras do estômago e do intestino,doença do refluxo gastresofágico, esofagite eosinofílica, basicamente. Quanto as consequências, é importante citar que nenhum medicamento deve ser usado sem indicação médica. Essa utilização indevida pode levar ao desenvolvimento de alergias, diminuição da absorção de cálcio, aumento do risco de pneumonias, da incidência de pólipos no estômago além de elevar a probabilidade de desenvolvimento de um câncer.”
Em relação ao estudo a Federação Brasileira de Gastroenterologia se posicionou a respeito e afirmou:“É nossa opinião que IBP continue a ser considerado como um medicamento seguro para ser utilizado quando de indicação correta,lembrando que numa porcentagem significativa de pacientes a sua prescrição é indevida. Como qualquer medicamento deve ser utilizado na dose mínima eficaz e pelo tempo necessário para aquela indicação específica.”
Por isso, é importante que a utilização venha sempre acompanhada de indicação médica que ditará o período, quantidade e como devem ser usadas durante o tratamento.