A leitura de rótulos dos produtos em supermercados é tarefa obrigatória e habitual para intolerantes à lactose (Hipolactasia) e de outros componentes. São diversas horas absorvendo e relendo o que pode ou não ser consumido. A nutricionista Micheline Amaral, explica qual a importância dessa leitura:
“Os rótulos são utilizados para descrever ao consumidor as propriedades nutricionais dos alimentos, mas nem sempre são de fácil entendimento. A Anvisa disponibiliza um manual de orientações às indústrias de alimentos com o objetivo de padronizar e tornar mais fácil a interpretação dos rótulos”.
A ingestão indevida desses alimentos podem acarretar consequências negativas para o consumidor, que dependerá da intolerância do organismo. É importante ressaltar que a Hipolactasia não tem cura, existem tratamentos e medidas que amenizam os sintomas que aumentam o conforto e bem estar diário para os pacientes, tudo com acompanhamento médico e especializado.
Por isso, se atente as dicas dadas pela Micheline para compra dos seus alimentos:
“As substâncias mais vistas nas prateleiras e com nomes - em boa parte dos casos desconhecidos - é a lactoalbumina,lactoglobulina, fosfato de lactoalbumina, lactoferrina, lactulose, caseína, caseína hidrolisada, caseinato de (cálcio/potássio/amônia/magnésio e sódio) e lactose. Por isso, pesquise mais sobre o assunto; busque auxílio no site da Anvisa para compreender melhor os rótulos de cada alimento; leia sempre as informações nutricionais dos alimentos antes de consumi-los.”