GastroValias - Clínica do Aparelho Digestivo - Montes Claros, MG
  • E-mail:

    contato@gastrovalias.com.br

  • Telefones:

    (38) 3221-6593 | 9 9220-4639

  • Agendamentos

Dicas e Informações

Blog

Home - Blog

Blog

Doenças inflamatórias - Vacina Febre Amarela

Em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde publicou o índice de casos de Febre Amarela por região. Segundo os dados, no período de monitoramento, 213 casos de febre amarela foram confirmados com 81 óbitos.

Mas a dúvida é: portadores de doenças inflamatórias podem se vacinar? A resposta é sim! Contudo, é preciso atenção para algumas informações importantes e precauções, é o que confirma o médico gastroenterologista Carlos Alberto Valias.

“As vacinas feitas com bactérias ou vírus vivos atenuados podem provocar doença (inclusive grave) em situações de imunidade reduzida, razão pela qual estão contraindicadas nos pacientes que estiverem em uso de medicamentos imunossupressores como corticoides, imunossupressores e medicamentos biológicos. Exemplos destas vacinas são:

- Febre Amarela

- Triplice viral (sarampo-caxumba-rubéola)

- Poliomielite oral (Sabin)

- Influenza inalada (spray nasal)

- BCG

- Varicela

- Herpes zoster

- Febre tifóide oral

Ele ainda reforça, “em pacientes que não estiverem em uso de medicação imunossupressora (por exemplo, em uso de mesalazina apenas), estas vacinas podem ser administradas. No entanto, caso haja perspectiva de início destes medicamentos, eles somente deve ser iniciados cerca de 1 a 4 meses após a vacinação (deve-se verificar caso a caso). Por outro lado, para um paciente que interrompeu o uso de medicação imunossupressora, vacinas de microrganismos vivos atenuados só devem ser administradas cerca de 3 a 4 meses após a interrupção da medicação.”

Para outras informações consulte um especialista e fique por dentro dos riscos e sintomas da doença. Fique sempre informado através do nosso site www.gastrovida.com e pelas redes sociais @gastrovidamoc ou pelo telefone 3221-6593.

Voltar

Siga-nos

×