O Hospital Aroldo Tourinho, em parceria com a GastroValias, passa a oferecer, dentro das suas instalações, um novo serviço na área endovascular: a Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE ou CPER). Indicada nos casos de doenças dos canais biliares e do pâncreas – tais como cálculos (pedras), doenças malignas do canal biliar e pâncreas, entre outras –, tem extrema importância em casos que necessitariam de cirurgias complexas, reduzindo o tempo de internação e de recuperação do paciente, com baixo índice de complicações.
O coordenador do serviço de endoscopia do HAT, o médico Carlos Valias, explica que o procedimento é realizado sob sedação e com o acompanhamento de um médico anestesista em ambiente hospitalar, feito por meio de um aparelho de endoscopia especial, pela boca. “Como exemplos temos os tumores no fígado e pâncreas, tumores na vesícula e inclusive no próprio colédoco, cistos, mas o problema mais comum é a formação de cálculos (pedras), que se formam pela união dos cristais da bile, podendo ter tamanhos diferentes, causando obstruções na árvore biliar, impedindo a drenagem da bile e, dependendo do local, também a drenagem do pâncreas”, diz o médico. Ele ainda acrescenta: “esse exame, quando indicado, deve ter um potencial terapêutico, ou seja, além de firmar o diagnóstico, deve também promover a solução, tais como remoção dos cálculos presos, passagem de próteses nos tumores, drenagem da via biliar, entre outras”.
Para o superintendente do Aroldo Tourinho, Cláudio Medeiros Santos, “a realização deste procedimento nos exames endoscópicos do hospital é de grande importância, pois garante um atendimento seguro e eficiente para os pacientes”. “A parceria entre Hospital Aroldo Tourinho e GastroValias vem crescendo na oferta de diversos procedimentos inovadores do aparelho digestivo, mantendo o foco em oferecer um atendimento rápido e de qualidade para a população”, diz o superintendente.
O Hospital Aroldo Tourinho e a GastroValias têm se destacado em Montes Claros e região como referência nesse e em diversos outros procedimentos médicos do aparelho digestivo, através da inclusão de novos profissionais altamente especializados e de investimentos em equipamentos de alta tecnologia.
Para saber mais sobre a realização desse exame e de outros, entre em contato através do telefone (38) 2101-4022 ou através do WhatsApp (38) 9 9877-4591.