A Ultrassonografia de Abdome Superior (Fígado, Vias Biliares, Vesícula, Pâncreas e baço) é um exame indicado para identificar alterações no abdômen. Este exame Utiliza ondas sonoras de alta frequência para visualizar a parte superior do abdome, como o fígado, a vesícula biliar, o pâncreas, baço, rins, útero, ovário e bexiga, por exemplo.
A Ultrassonografia de Abdome Superior (Fígado, Vias Biliares, Vesícula, Pâncreas e baço) é utilizada para avaliar os órgãos localizados na parte superior do abdome, ajudando a:
• Determinar a causa de dor abdominal;
• Localizar cálculos na vesícula e vias biliares ou nos rins e vias urinárias;
• Identificar a presença de tumores, cistos, massas e abscessos;
• Avaliar dilatações ou estreitamento das principais artérias do abdome;
• Detectar alterações na anatomia dos órgãos abdominais;
• Identificar inchaço ou alterações sugestivas de inflamação, como acúmulo de líquido, sangue ou pus;
• Observar lesões em tecido mole e músculos que compõem a parede abdominal, como abscessos ou hérnias.
Mediante agendamento prévio, o paciente poderá realizar seu procedimento com horário marcado, atendimento individualizado e em ambiente adequado.
Avalia órgãos relacionados ao sistema urinário e reprodutivo em homens e mulheres. Inclui a visualização de vesículas seminais, próstata, ovários, útero, e bexiga.
O ultrassom abdominal inferior pode auxiliar na detecção e diagnóstico de cálculos e cistos renais, divertículos na bexiga, alterações no tamanho e formato da próstata, sinais de endometriose, pólipos uterinos, miomas, cistos ovarianos e ovários micropolicísticos.
O ultrassom de abdômen inferior é um importante aliado durante o acompanhamento pré-natal, a fim de monitorar o desenvolvimento fetal intraútero.
Além disso, também costuma ser utilizado para a investigação de dores no baixo ventre e na região lombar.